26 de junho de 2013

Dia 205 - Paranoia: Saúde

26 de junho de 2013
Definição de Paranoia na Wikipedia:
"A Paranoia é um processo de pensamento que se acredita ser imensamente influenciado por anxiedade ou medo, frequentemente até ao ponto de irracionalidade e delírio.
O pensamento Paranoico inclui, tipicamente, crenças de preseguição, ou crenças de conspiração relacionadas com uma percepção de ameaça contra o próprio. (ex: "Eles estão à minha caça.")
Fazer falsas acusações e uma desconfiança geral pelos outros é também acompanhada pela paranoia. Por exemplo, um incidente que a maioria das pessoas veria como acidente ou coincidência, uma pessoa paranoica acredita ser intencional.

História

A palavra "Paranoia" vem do Grego παράνοια (paranoia), "loucura".
O termo foi inicialmente usado para descrever uma doença mental na qual uma crença delirante é a característica dominante.
Nesta definição, a crença não tem de ser baseada na "preseguição" para ser classificada como "paranoica" - portanto, qualquer número de crenças delirantes podem ser classificadas como paranoia. Por exemplo, uma pessoa que sómente tem a crença delirante de que é uma figura religiosa importante seria classificada por Kraepelin como possuindo "paranoia pura".
(...)
Mesmo nos tempos que decorrem, um delírio não necessita ser "suspeitoso" ou fundado em "medo" para ser classificado como "paranoico".
Uma pessoa pode ser diagnosticada como "paranoico esquitzofrénico" sem possuir delírios de "preseguição", simplesmente porque os seus delírios referem-se sobretudo a si mesmos."
  
Existem uns pontos que quero salientar para demonstar mais eficazmente como a Saúde e o actual sistema de Saúde são na verdade Paranoia:

"A paranoia é um processo de pensamento (...)"

"A paranoia é um processo de pensamento imensamente influenciado por anxiedade ou medo, frequentemente ao ponto de irracionalidade e delílio"

"(...) qualquer número de crenças delirantes podem ser classificadas como paranoia"

"Uma pessoa pode ser diagnosticada como "paranoico esquizofrénico" (...) simplemente porque os seus delírios referem-se sobretudo a si mesmos"

Para trazer ainda mais claridade ao assunto quero também aqui deixar a definição de "delírio":
"Um delírio (às vezes denominado delusão) é caracterizado por crenças mal fundamentadas fortemente enraizadas na vida de uma pessoa e que causem prejuízo significativo para si mesmo ou para outros."

Definição psiquiátrica de "delírio":
"Uma falsa crença baseada em inferência incorreta sobre a realidade externa que é sustentada com firmeza (...) apesar do que se constitui em prova incontroversa e óbvia de evidência em contrário."

PROBLEMA:

Existe uma grande Paranoia em volta da Saúde: A paranoia das dietas -- que, diga-se de passagem, é na verdade um estratagema capitalista, pois se formos a ver todos os anos são gastos centenas de milhares de milhões de dolares em todo o mundo em dietas e em tudo o que estas englobam: Ginásio, produtos de emagrecimento, cremes, terapias, cirurgias, suplementos alimentares, DVDs de exercicios, alimentos "light" -- como se pode ver existe toda uma indústria que depende desta paranoia chamada "Saúde" que, se formos realmente a investigar, está na verdade relacionada com um ponto interessantíssimo: Sexo!

Já ouviste o piropo: "É só Saúde!" ? 

O ser humano foi sujeito a uma lavagem cerebral tão extensiva que nem sequer é capaz de ver o que está mesmo à sua frente: As energias geradas pela mente que o levam a criar todos os tipos de Paranoias. A energia não é real: esta não passa do produto resultante da nossa aceitação e permição de Separação da Realidade que, no processo, acaba por libertar uma energia à qual nos tornámos viciádos.

Esta Paranoia das dietas é na verdade a Paranoia do Sexo porque o motivo para se fazer uma dieta em 99% dos casos é na verdade o desgosto que a pessoa tem da IMAGEM que se tornou -- e como tal decide entrar num REGIME no qual a pessoa se "Rege" de acordo com o "Me" (Regi-Me) que quer ver ao espelho para que se sinta confiante quando é observada pelas outras pessoas (ainda mais na hora da cama) isto porque a pessoa sabe exactamente o que as outras pessoas pensam PORQUE todos nós fomos programados pelo próprio sistema que necessita que o ser humano esteja constantemente a julgar-se a sí próprio e aos outros, o que no fim só resulta numa paranoia de Insegurança -- e é por isso que empresas de Seguro fazem tanto Lucro!

Existe uma grande paranoia de volta da "Comida Saudável". Todos os dias, todas as famílias, sempre a mesma lengalenga: "Come isso que faz bem"; "não comas isso que faz mal"; "olha que isso tem muita gordura"; "olha que isso te vai fazer subir a tensão"; "olha que isso tem muito açucar"; "come isso que tem muita vitamina"--- a paranoia é interminável!

Depois temos a Paranoia do sistema de Saúde - o que é a mesma coisa que a Paranoia da doença.
Eu não estou a dizer que uma pessoa que tem uma doença que foi clinicamente provada é tem uma paranoia em relação doença, mas sim que o sistema de Saúde foi todo criádo com base na cura (ou tentativa) de doenças.
À primeira vista isto até pode parecer bem, mas na verdade é um grande problema porque o sistema está dependente das pessoas terem doenças!
Um verdadeiro sistema de Saúde é aquele que tem as suas bases fundadas na PREVENÇÃO -- e só quando a prevençãp falha é que então se procuram outras soluções.
No actual sistema de saúde não existe qualquer tipo de Princípio Preventivo.

Eu li há uns tempos não sei onde, talvez num dos livros do Osho, que os "médicos" deviam de ser pagos para MANTEREM as pessoas Saudáveis, e caso a pessoa ficasse doente então o médico deixaria de ser pago pois ele não fez o seu trabalho devidamente.  Depois só voltaria a ser pago depois de ter curado o doente ao reestabelecer a sua Saúde. Isto garante que os médicos sejam pagos ao manterem as pessoas saúdáveis -- que é exactamente o contrário do sistema actual em que o médico só é pago se houverem doentes!

Este princípio no qual o sistema de Saúde está fundado é o que acabou por tornar este sistema numa Industria que depende do sofrimento das pessoas! Isto é inadmissível!

O facto que só fazemos testes para determinar o que se passa com os nossos corpos QUANDO já existem sintomas de que algo está mal é Paranoia se considerarmos que é o medo que nos leva a questionar o que se passa. Este medo é irracional porque o "medo racional" seria a PREVENÇÃO!

Como se pode ver o actual sistema de Saúde é pura irracionalidade, é pura loucura: Um delírio que só causa sofrimento e que enrriqueçe aqueles que menos se preocupam com os outros: os investidoes e accionistas das empresas que produzem os as drogas e os equipamentos médicos.

SOLUÇÃO:

A solução para o sistema de Saúde é obviamente um novo sistema baseado na Prevenção, no qual TODOS os anos TODOS os seres humanos são sujeitos a testes para determinar o estado de funcionamento dos seus corpos.
Neste contexto cada ser humano, desde a sua nascença, teria uma alimentação específica de acordo com a fisiologia do seu corpo - e todos os anos esta alimentação/nutrição seria ajustada de acordo com as novas descobertas científicas que, tendo em conta a quantidade de data recolhida dos testes feitos a todos os seres humanos, não serão poucas... Desta forma colocamos um fim à Paranoia da Saúde relacionada com as dietas -- pois desde início cada ser humano terá a melhor alimentação de acordo com nosso conhecimento científico.

Neste contexto a obesidade e a anorexia irão reduzir drasticamente e eventualmente deixarão de existir.

RECOMPENSA:

A garantia de que todos nós teremos ao nosso dispor o melhor que o conhecimento humano pode alguma vez providênciar: Uma Vida Saudável. E nos casos em que o nosso conhecimento não é suficiente para resolver o problema pelo menos teremos a certeza de que demos o nosso melhor. Infelizmente hoje em dia não se pode dizer que isto assim seja porque o dinheiro é o factor principal que controla o sistema de Saúde e não o Princípio "Prevenção é a Melhor Cura".

As palavras que definem este Sistema já existem -- agora só nos falta manifestá-las!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
◄ Free Blogger Templates by The Blog Templates | Design by Pocket