3 de julho de 2013

Dia 210 - Paranoia: Indústria do Desporto

3 de julho de 2013
Definição de Paranoia na Wikipedia:
"A Paranoia é um processo de pensamento que se acredita ser imensamente influenciado por anxiedade ou medo, frequentemente até ao ponto de irracionalidade e delírio.
O pensamento Paranoico inclui, tipicamente, crenças de preseguição, ou crenças de conspiração relacionadas com uma percepção de ameaça contra o próprio. (ex: "Eles estão à minha caça.")
Fazer falsas acusações e uma desconfiança geral pelos outros é também acompanhada pela paranoia. Por exemplo, um incidente que a maioria das pessoas veria como acidente ou coincidência, uma pessoa paranoica acredita ser intencional.

História

A palavra "Paranoia" vem do Grego παράνοια (paranoia), "loucura".
O termo foi inicialmente usado para descrever uma doença mental na qual uma crença delirante é a característica dominante.
Nesta definição, a crença não tem de ser baseada na "preseguição" para ser classificada como "paranoica" - portanto, qualquer número de crenças delirantes podem ser classificadas como paranoia. Por exemplo, uma pessoa que sómente tem a crença delirante de que é uma figura religiosa importante seria classificada por Kraepelin como possuindo "paranoia pura".
(...)Mesmo nos tempos que decorrem, um delírio não necessita ser "suspeitoso" ou fundado em "medo" para ser classificado como "paranoico".
Uma pessoa pode ser diagnosticada como "paranoico esquitzofrénico" sem possuir delírios de "preseguição", simplesmente porque os seus delírios referem-se sobretudo a si mesmos."

Existem uns pontos que quero salientar para demonstar mais eficazmente como a Indústria do Desporto é na verdade Paranoia:

"A paranoia é um processo de pensamento (...)"

"A paranoia é um processo de pensamento imensamente influenciado por anxiedade ou medo, frequentemente ao ponto de irracionalidade e delílio"

"(...) qualquer número de crenças delirantes podem ser classificadas como paranoia"

"Uma pessoa pode ser diagnosticada como "paranoico esquizofrénico" (...) simplemente porque os seus delírios referem-se sobretudo a si mesmos"

Para trazer ainda mais claridade ao assunto quero também aqui deixar a definição de "delírio":
"Um delírio (às vezes denominado delusão) é caracterizado por crenças mal fundamentadas fortemente enraizadas na vida de uma pessoa e que causem prejuízo significativo para si mesmo ou para outros."

Definição psiquiátrica de "delírio":
"Uma falsa crença baseada em inferência incorreta sobre a realidade externa que é sustentada com firmeza (...) apesar do que se constitui em prova incontroversa e óbvia de evidência em contrário."

PROBLEMA:

A diversão que é fazer Desporto tornou-se mais um elemento essencial da máquina capitalista que só tem olhos para uma coisa: "Fazer dinheiro".

Como é que algo tão natural como a alegria de se brincar com os corpos se tornou em algo tão destrutivamente competitivo, desonesto e abusivo?

A alegria e o divertimento real de algo tão simples como correr hoje em dia só se vê nos infantários. É a única forma de Desporto Real que existe -- porque em muito pouco tempo as crianças ficam lavadas cerebralmente e tudo o que aprendem do desporto é o seguinte: EU TENHO DE GANHAR! EU TENHO DE FICAR EM PRIMEIRO! NÃO POSSO PERDER!

Isto é uma lição Capitalista -- e é por isso que bem de "pequenino é que se torce o pepino": Os adultos garantem que MESMO ANTES do bebé saber andar ou falar já lhe colocam o cachecol e a t-shirt do Benfica/Porto/Sporting/Belenenses etc... E assim se passa a Paranoia do Pai para o Filho -- ou como diz na Bíblia, "O pecado do Pai passa para o Filho". Parece tudo muito inocente: "É tudo Brincadeira". Mas esta é a "Brincadeira" que gera, entre outras coisas, a violência entre as claques.

Se "és" de algum clube de Futebol / Basketball / Baseball / Hockey etc fica a saber que te fizeram uma lavagem cerebral. E é esta lavagem cerebral que te permite justificar que certos indivíduos ganhem milhões por ano enquanto que milhares de milhões passam fome por não terem dinheiro. Um claro indicador da tua Paranoia, por exemplo, reside no facto de que ficas mais triste quando o teu clube perde do que o facto de que vivermos num mundo em que milhões de pessoas todos os dias morrem de fome. ISTO DEVIA DE SER O SUFICIENTE PARA TE PERGUNTARES: "Espera lá, mas o que é que se passa comigo? O Benfica perde o campeonato e eu estou para aqui que nem uma lástima enquanto que todos os dias milhões de pessoas morrem à fome e eu raramente penso sobre isso e MUITO MENOS faço algo para garantir que esta barbaridade tenha um fim? Algo de muito errado se passa comigo...." ---> se não és capaz de ser honesto contigo a este ponto: És um caso perdido... E só algo muito traumático que aconteça na tua vida te irá fazer parar um pouco e considerar Aquilo que Realmente se Passa nesta Terra.
A verdade é que o Capitalismo necessita e muito desta Paranoia para que se mantenha "vivo" -- pois isto faz com que todos os seres humanos tenham um objectivo: GANHAR! E o que é que se sabe sobre aquele que VENCE/GANHA? Leva o prémio TODO --> Fica com TUDO! Todos os outros são uns "falhados" -- e a Paranoia é tão extensiva que mesmo os que perdem dizem "Epá, muito bem, mereceste ganhar tudo, és o maior" -- a razão pela qual o dizem é porque têm a ESPERAnça de que um dia também lhes saia a "SORTE GRANDE" e GANHEM TUDO! --> e é assim que chegamos ao ponto de acharmos super normal de se fazerem "lotarias" e "euromilhões" em vez de GARANTIRMOS que TODOS se encontram numa posição em que NADA DISSO seja necessário!


Quem é que está a GANHAR neste mundo? Os 1%.
Os outros 99% que se fodam! 

E quais são os que mantêm os 1% no topo?
Os 99%! Porque?
Porque também querem um dia a vir fazer parte dos 1%!

Capitalismo só é bom para os 1%
Para os restantes 99% só existe mesmo DECAPITA-lismo.

Repara bem: Porque é que tu NUNCA pensaste, nem tão pouco fizeste algo, sobre uma maneira de de que TODOS tenhamos sempre o MELHOR? Porque te foi feito CRER que só pode haver UM Vence-Dor --> e todos os outros ficam Na-Dor.
E mais: Quem é que controla os media e todos os Desportos de alto nível? Os 1%! E o que é que eles fazem com o poder que têm? Garantem que os 99% acreditem que GANHAR/Ser o VENCEDOR é a Única Solução para a "Felicidade" -- "felicidade" esta que é possível de se obter com MUITO DINHEIRO!

Qualquer grande evento Desportivo NUNCA tem nada a haver com o Desporto em si --> tem sempre a haver com DINHEIRO!
Aquilo que está a acontecer no Brasil em Relação ao Mundial é um perfeito exemplo disso: Se houvesse qualquer tipo de "fair play", em primeiro lugar TODOS OS BRASILEIROS seriam retirados da pobreza, seriam educados e teriam acesso a todos os cuidades médicos que necessitam -- e ainda sobrava tempo e dinheiro para fazerem um Mundial todos os anos se assim quisessem. Todos aqueles que dizem isto não ser possível fica a saber que fazem parte do 1% e que querem continuar a manter as suas posições de poder e a abusar das pessoas e das riquezas naturais do Brasil.

Esta Paranoia relacionada com a Indústria do Desporto é particularmente alarmate devido às centenas de milhões de pessoas em todo o mundo que definem as suas vidas/existências de acordo com uma emoção/sentimento que elas próprias CRIÁRAM em relação a um certo Desporto e Clube -- o que por sua vez as tornam escravos perfeitos de grandes corporação E, mais importante ainda, dá um certo "sentido à vida das pessoas" o que por sua vez as leva a não QUESTIONAREM o que REALMENTE SE PASSA NO MUNDO!

Alguns dos Patrocinadores de Eventos Desportivos
Se todo o tempo e o dinheiro que se gasta na Industria do Desporto (o dinheiro usado pelos Clubes, pelos fãns e o tempo de todos os participantes activos e passivos) fosse canalizado para se resolverem os problemas de fome, saúde e educação no mundo = De certo que em menos de uma década ficava tudo tratado.

Considera: Todas as semanas milhares de milhões de horas humanas que serias usadas na preparação, ida, participação e regresso dos eventos Desportivos serem canalizadas para a resolução dos problemas no mundo - consegues imaginar a diferença que isto faria?
Mais a considerar: 350 a 450 mil milhões de Euros Anuais que a Indústria do Desporto movimenta serem canalizado para a resolução dos problemas no mundo.

Não há desculpa possivel. O que nós como humanidade aceitamos é nada mais nada menos que um desrespeito absoluto pela Vida.

Se gastas dinheiro nesta indústira e nada fazes para por um fim à pobreza no mundo e nem o consideras fazer, fica a saber que és vítima de uma lavagem cerebral que te deixou Paranoico. Todas as desculpas e justificações que possas arranjar para continuares na mesma só demonstram que não te preocupas de todo com o bem estar do teu "vizinho" e que preferes desperdiçar a tua vida em coisas absolutamente irrelevantes.
Nota: ver o jogo na televisão é exactamente a mesma coisa que estar no estádio -- continuas a participar no evento.

SOLUÇÃO:

A solução é trazer a VIDA ao desporto: Vai correr, vai jogar com os teus amigos, vai divertir-te de uma forma REAL, por gosto -- não por uma emoção que aparentemente te faz sentir "vivo" -- só quem está "morto" é que se quer "sentir" Vivo! A Paranoia nunca te dará vida: Sentir o vento na cara, sentir a transpiração a escorrer pela cara, sentir a bola no pé, cair e rebolar pela relva -- isso sim é verdadeiramente SENTIR. Sentir é veres o teu "mano" a sofrer e FAZERES TUDO O QUE PODES para por um fim ao seu sofrimento, mesmo que isso signifique abdicares de TODO o Desporto para o resto da tua Vida.

A Solução é fazer do Desporto uma CELEBRAÇÃO DA VIDA!

RECOMPENSA:

A recompensa será a possibilidade de um dia se organizar um Evento Desportivo a Nível Mundial no qual todos podemos estar certos de que no fim do dia TODOS irão para casa, tomar um bom banho, comer uma refeição nutritiva e ter uma boa noite de descanso sabendo que no dia seguinte este mundo continuará a ser um Paraíso.

Junta-te ao Clube da VIDA:


0 comentários:

Enviar um comentário

 
◄ Free Blogger Templates by The Blog Templates | Design by Pocket