13 de julho de 2013

Dia 215 - Paranoia: Filmes, Séries e Telenovelas

13 de julho de 2013
techno tutor desteni technotutor perdao consciencia menteDefinição de Paranoia na Wikipedia:
 "A Paranoia é um processo de pensamento que se acredita ser imensamente influenciado por anxiedade ou medo, frequentemente até ao ponto de irracionalidade e delírio.

O pensamento Paranoico inclui, tipicamente, crenças de preseguição, ou crenças de conspiração relacionadas com uma percepção de ameaça contra o próprio. (ex: "Eles estão à minha caça.")
Fazer falsas acusações e uma desconfiança geral pelos outros é também acompanhada pela paranoia. Por exemplo, um incidente que a maioria das pessoas veria como acidente ou coincidência, uma pessoa paranoica acredita ser intencional.

História

A palavra "Paranoia" vem do Grego παράνοια (paranoia), "loucura".
O termo foi inicialmente usado para descrever uma doença mental na qual uma crença delirante é a característica dominante.
Nesta definição, a crença não tem de ser baseada na "preseguição" para ser classificada como "paranoica" - portanto, qualquer número de crenças delirantes podem ser classificadas como paranoia. Por exemplo, uma pessoa que sómente tem a crença delirante de que é uma figura religiosa importante seria classificada por Kraepelin como possuindo "paranoia pura".
(...)Mesmo nos tempos que decorrem, um delírio não necessita ser "suspeitoso" ou fundado em "medo" para ser classificado como "paranoico".
Uma pessoa pode ser diagnosticada como "paranoico esquitzofrénico" sem possuir delírios de "preseguição", simplesmente porque os seus delírios referem-se sobretudo a si mesmos."

Existem uns pontos que quero salientar para demonstar mais eficazmente como os Filmes, as Séries e as Telenovelas são na verdade Paranoia:

"A paranoia é um processo de pensamento (...)"

"A paranoia é um processo de pensamento imensamente influenciado por anxiedade ou medo, frequentemente ao ponto de irracionalidade e delílio"

"(...) qualquer número de crenças delirantes podem ser classificadas como paranoia"

"Uma pessoa pode ser diagnosticada como "paranoico esquizofrénico" (...) simplemente porque os seus delírios referem-se sobretudo a si mesmos"

Para trazer ainda mais claridade ao assunto quero também aqui deixar a definição de "delírio":
"Um delírio (às vezes denominado delusão) é caracterizado por crenças mal fundamentadas fortemente enraizadas na vida de uma pessoa e que causem prejuízo significativo para si mesmo ou para outros."

Definição psiquiátrica de "delírio":
"Uma falsa crença baseada em inferência incorreta sobre a realidade externa que é sustentada com firmeza (...) apesar do que se constitui em prova incontroversa e óbvia de evidência em contrário."

PROBLEMA:

Os filmes, as séries, as telenovelas - todas estas ilusões audio visuais são Paranoia porque são o reflexo da Paranoia existente no Homem. Raro é o filme que transmite qualquer tipo de introspecção.

Existem várias dimensões de Paranoia associadas aos filmes/séries/telenovélas. Começemos com a mais obvia: A crença que não se pode viver sem estes.
Muitas pessoas são literalmente LOUCAS (Paranoicas) por filmes/séries/telenovelas. Parece que não vivem para mais nada, e todo o que fazem na vide baseia-se neste tipo de ficções. É caso para dizer que são completamente "fixadas". Já alguma vez ouviste alguem dizer(te?) "epá, estás mesmo fixado na TV"  -- isto acontece porque a pessoa entra num estado hipnótico, perfeito para programar o ser humano.
techno tutor desteni technotutor perdao consciencia menteQuantas pessoas é que existem neste mundo que usam as telenovelas como "instrumentos de ensino" que determinam a forma como estas mesmas pessoas vêm o mundo e como interagem com os outros e com o ambiente?

Aprendam, por favor: As telenovelas não passam de uma Paranoia constante, na qual as personagem existem num mundo virtual no qual tudo o que define as suas existências são medo, ansiedade, receio, stress, vergonha, julgamentos, inveja, ganância, ciúme, controlo etc...

Porque é que Portugal está como está? E o Brasil? Não será devido, em parte, a décadas de telenovelas que têm garantido que a população continue burra e estúpida? Parece que a única coisa que a população realmente entende são as telenovelas: vocábulário básico e sem qualquer conteúdo digno.
Ler sobre economia e política é pedir demasiado, pois é tudo muito "complexo". A verdade é que o vocabulário da maioria da população - e até mesmo de pessoas licênciadas - é muito limitado, e como consequência não existe qualquer tipo de interesse sobre a economia e política. Depois, quando as coisas estão mal vão para a rua gritar "o povo unido jamais será vencido" - mas na verdade a única coisa que fazem "unidos" é permanecer na ignorânica ao verem filmes, séries e telenovelas.

Prova a ti mesmo o muito pouco que sabes: Lê um pouco deste documento SEM utilizares o dicionário para veres quão limitado é o teu vocabulário e a capacidade de compreender o que lá está escrito:


Então? Passaste dos primeiros parágrafos? És capaz de escrever por outras palavras tudo o que lá está escrito?
Duvido...
No entanto são este tipo de textos que todos nós deveriamos entender -- pois é este tipo de textos que define as nossas liberdades, direitos e deveres.

Portanto: Como se pode claramente ver as Telenovelas reflectem a Paranoia que é o ser humano -- e, por sua vez, o ser humano, ao "involver-se" nas novelas, torna-se uma cópia das personagem. No fim de contas temos um ciclo vicioso de Paranoia.

A séries televisivas são a mesma coisa -- mas estas têm um papel fundamental em explorar e expor a fundo as várias dimensões de Paranoia da sociedade: As Paranoias dos Médicos/Enfermeiros; as Paranoias dos Polícias/Detectives; as Paranoias dos Adovogados; as Paranoias dos Políticos; as Paranoias dos Jovens; as Paranoias das Famílias; as Paranoias dos Cientistas; Paranoias dos Serial Killers/Gangsters/Bandidos etc...
techno tutor desteni technotutor perdao consciencia menteTemos também a dimensão da Paranoias Históricas que garantem que nós continuemos a repetir a História. Um bom exemplo desta Paranoia é o Game of Thrones que os próprios indivíduos do mundo financeiro admitem adorar pelo facto dela reflectir o mesmo "jogo de poder, traição e corrupção" que domina a economia mundial.
Depois há a Paranoia da Fantasia/Imaginação no qual existe sempre um "vilão" e um "herói". Este tipo de séries, especificamente, ensina os espectadores que existe um "mal no mundo" e que, aparentemte, só UM indivíduo é que nos é capaz de salvar deste "mal".
Ora, não é isto muito semelhante a uma outra fanatsia chamada "religião" na qual só um indivíduo (Jesus/Deus) é capaz de nos salvar do "mal/pecado" que existe no mundo?
Esta Paranoia é fascinate porque garante que NUNCA tomemos responsabilidade para mudar o mundo, isto porque "que posso eu fazer? O mundo é tão grande e eu sou só uma pessoa. Mesmo que eu mude os outros nunca irão mudar nem tomar responsabilidade" -- e desta forma justificamos a nossa participação e criação de abuso, isto porque se cada um de nós não é a solução, então cada um de nós é o próprio problema!

Os filmes são a mesma coisa do que as séries -- a única diferença é a duração e o facto de explorarem a Paranoia Humana em situações mais específicas que não necessitam mais de 3 horas (na maioria dos casos).

Em relação aos filmes eu tenho a dizer que existem uns poucos que têm um valor educacional -- no entanto, assim como "a beleza está nos olhos de quem a vê", só aqueles que se dedicam a estudarem a sociedade e a si mesmos é que possivelmente conseguem tirar proveito destes poucos filmes.

No fundo pode dizer-se que todas as novelas, todas as séries e virtualmente todos os filmes são feitos com dois propósitos: Para entreter e para garantir que o ser Humano continue num constante estado Paranoico, incapaz de se mudar a si mesmo e ao mundo.

Agora diz-me, qual é a tua Novela favorita? Qual é a tua Série favorita? Qual é o teu Filme favorito?
Será o meu prazer expor as Paranoias existentes em qualquer uma delas -- assim como os elementos educacionais.

SOLUÇÃO:

A Solução começa por realizares que 99.999% daquilo que é representado nas Novelas, Séries e Filmes é Paranoia -- o que quer dizer que TUDO aquilo que tu te vez a pensar, dizer e fazer e que pode também ser visto nas Novelas, Séries e Filmes: É Paranoia.

Toda esta indústria de fantasia só irá ter verdadeira qualidade quando o ser Humano começar a transcender as suas Paranoias e começar a reflectir a sua mudança na indústria. Enquanto os escritores, directores e realizadores não tomarem responsabilidade para criar um mundo melhor para todos, a únca coisa que continuaremos a ver nas Novelas, Séries e Filmes será nada mais nada menos que Paranoia.

RECOMPENSA:

A recompensa será uma industria baseada no entertenimento e EDUCAÇÃO em vez de entertenimento e Paranoia.

A recompensa será a instrução de uma população a um nível nunca antes visto -- e a consequência será a criação de um mundo melhor para todos num espaço de tempo bastante mais curto -- porque em vez de se falar das intriguinhas de merda das novelas, iremos falar de assuntos relevantes que acelararão o processo de mudança de cada um.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
◄ Free Blogger Templates by The Blog Templates | Design by Pocket